quinta-feira, 19 de maio de 2011

A importância do CineHistória!

 O CineHistória existe com o intuito de discutir a História através do Cinema, pois "um filme não é um livro. no entanto, estática ou em movimento, imagem pode ser lida de maneira similar a um texto escrito." (FERREIRA e SOARES) Por isto, trabalhar com filmes, docuemntários torna-se possível porque como Marc Ferro colocou "o cinema é agente da História", é um monumento e cabe a nós (tanto o corpo docente quanto discente) aprendermos analisá-lo, transformá-lo em documento.
Estudos de filmes são fontes de conhecimento principalmente histórico. Um filme é uma mistura de ricas e múltiplas linguagens que devem despertar ao historiador - educador, nós futuramente, atenção. Não somente em aspectos do filme, mas também aspectos da sociedade que o produziu e se usou dele para mostrar/debater sobre determinados temas que lhes interessaram.
E o CineHistória é uma maneira, uma oportunidade de exercitarmos este olhar crítico-histórico sobre filmes e documentário, neste viés, este evento não pode ser entendido como uma distração das nossas leituras, seminários e provas do nosso curso. Mas sim uma possibilidade de dialogarmos, fora de sala de aula, assuntos que permeiam o nosso curso, é usar sabiamente esta ferramente que é o cinema para a formação e ampliação de nossos conhecimentos.

Participem!!!


Referencias Bibliográficas: 

FERREIRA, J; SOARES, M. A história vai ao Cinema. Rio de Janeiro. Record, 2001. 
FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1992.


O Brasil de hoje não tem lugar pro artista romântico e sim para o artista revolucionário, mas não um revolucionário da arte e sim da própria história...” Glauber Rocha

Jéssyca Lorena e Amanda Medeiros
           (C.A de História)